Pele iluminada começa na zona T: guia definitivo

Mulher de pele negra com os olhos fechados aplicando sabonete facial espumante na zona T do rosto (testa, nariz e queixo). A espuma branca cobre principalmente a testa e o nariz, destacando a área onde a oleosidade costuma ser mais intensa.

Você já reparou como a região central do rosto costuma brilhar mais do que o restante? Essa área, conhecida como "zona T", é um desafio para muitas pessoas. 

Neste guia completo, vamos entender o que causa esse brilho excessivo e quais ingredientes realmente funcionam para manter essa região equilibrada, garantindo uma pele mais bonita e saudável no dia a dia.

 

O que é a zona T do rosto?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a Zona T é a região que inclui o nariz, a testa e o queixo.

 

O que causa a oleosidade excessiva na zona T?

A oleosidade excessiva na Zona T acontece porque as glândulas sebáceas dessa região trabalham demais, produzindo mais sebo do que o necessário [2]

Então, mesmo tendo menos glândulas ativas, o nariz produz mais oleosidade por glândula [2]

Além disso, a espessura da pele, o formato dos poros e a tendência a formar cravos contribuem para a aparência oleosa da Zona T [2]

Quando o excesso de sebo se acumula nos poros, surge a acne e aquele brilho indesejado que incomoda quem tem pele oleosa [2].

 

Ingredientes para cuidar da zona T

A produção de sebo, a renovação celular, o equilíbrio natural e a estrutura da pele estão todas relacionadas aos sinais da pele oleosa [2]

Por isso, é fundamental usar produtos específicos para melhorar essa condição [2]. Conheça os principais ativos que compõem nossas formulações:

 

Ácido salicílico

O ácido salicílico tem como principal objetivo ajudar a controlar a oleosidade e prevenir espinhas. Ele limpa os poros profundamente, removendo o excesso de sebo [3].

Presente em toda a linha Salix, especialmente desenvolvida para peles muito oleosas e com tendência acneica, proporcionando uma limpeza profunda sem agredir a pele*.

 

Aloe vera

O Aloe vera tem como principal função proporcionar ação antioxidante, hidratar sem deixar a pele oleosa, ajudar na cicatrização e estimular a renovação da pele [3].

Este ativo poderoso está presente tanto na linha Dermotivin Oil Control quanto na Dermotivin Original, garantindo o equilíbrio perfeito entre limpeza e hidratação. 

 

Glicerina

A glicerina tem como principal benefício funcionar como um imã de hidratação para a pele. Ela pode ajudar a prevenir o ressecamento e fortalecer a função de barreira da pele[4].

Componente presente nas linhas Dermotivin Oil Control e Dermotivin Original, a glicerina é parte da combinação de ingredientes que ajudam a manter a hidratação da pele* durante o processo de limpeza.

 

Calêndula

A calêndula tem como principais propriedades oferecer proteção antioxidante, hidratação leve, reduzir inflamações, ajudar na cicatrização e combater bactérias que causam acne [3].

Presente nas formulações Dermotivin Original e Dermotivin Oil Control, este extrato natural ajuda a regular a oleosidade enquanto proporciona ação antisséptica para a pele.

 

Tocoferol

O tocoferol tem como principais benefícios proteger a pele contra danos, melhorar o sistema de defesa natural e aumentar a capacidade da pele de reter água com o uso contínuo [5].

Presente no Sabonete Líquido Original Dermotivin, este poderoso antioxidante ajuda a combater os radicais livres [6].

 

Descubra Dermotivin Original e transforme sua pele mista

A linha Dermotivin Original foi especialmente formulada para equilibrar a pele mista a oleosa sem ressecá-la

 

Quarteto de produtos Dermotivin Original para pele mista a oleosa, com embalagens em tons de azul, dispostos em um ambiente com folhagem e toalha.

Com Aloe Vera e Calêndula, proporciona uma ação higienizadora equilibrada que corrige o brilho e a oleosidade da pele**, mantendo sua hidratação natural***

Em estudos de percepção, 96,7% dos usuários notaram melhora na aparência geral da pele*** e concordaram que o produto mantém a hidratação adequada***

A combinação exclusiva de ativos oferece ação regeneradora, emoliente e suavizante, proporcionando sensação de maciez e frescor após cada uso.

 

A importância da hidratação na pele oleosa

Mesmo quem tem pele oleosa ou acneica precisa hidratar. Esse passo ajuda a equilibrar a produção de sebo, proteger a barreira da pele e preparar para a maquiagem.

Hidratante Matificante Dermotivin Benzac é ideal: oferece efeito primer**** e controle do brilho por até 12 horas*****, garantindo toque seco e efeito mate. 

Já o Hidratante Microbioma Equilibrado Dermotivin Benzac  ajuda a preservar o pH natural, equilibrar o microbioma e manter a pele saudável durante o tratamento da acne.

Confira mais dicas para controlar a oleosidade da região do rosto e conheça nossas redes sociaisTikTok DermotivinInstagram Dermotivin

 

*Sabonete Líquido e Espuma

**Estudo de percepção realizado com 30 participantes.

***Sabonete em espuma, N= 30 participantes

****(93% dos participantes disseram que usariam o produto como primer antes da maquiagem, n=27)

*****Avaliação feita imediatamente (30 minutos), 2, 4, 6, 8, 10 e 12 horas após a aplicação do produto, N=34
 

Referências

  1. Tipos de pele. (n.d.). SBD. https://www.sbd.org.br/cuidados/tipos-de-pele/
  2. Maia Campos PMBG, Melo MO and Mercurio DG (2019) Use of Advanced Imaging Techniques for the Characterization of Oily Skin. Front. Physiol. 10:254. https://doi.org/10.3389/fphys.2019.00254 
  3. ‌‌Alberto, V., Rita, Taciara Queiroz Gonçalves, Mendonça, J., & Almeida, F. (2024). Education and aesthetic treatment of acne-prone skin. Seven Editora EBookshttps://doi.org/10.56238/sevened2023.004-039
  4. Cetaphil.(2023). Glicerina para pele: o que é, para que serve e como usar. Cetaphilhttps://www.cetaphil.com.br/dicas-de-skincare/glicerina.html
  5. Thiele, Jens & Hsieh, Sherry & Ekanayake-Mudiyanselage, Swarna. (2005). Vitamin E: Critical Review of Its Current Use in Cosmetic and Clinical Dermatology. Dermatologic surgery : official publication for American Society for Dermatologic Surgery. 31. 805-13; discussion 813. http://dx.doi.org/10.1111/j.1524-4725.2005.31724 
  6. Batista, E. S. Costa, A. G. V. (2007). Adição da vitamina E aos alimentos: implicações para os alimentos e para a saúde humana. Revista de Nutrição. https://puccampinas.emnuvens.com.br/nutricao/article/view/9709 

BR-DMT-2500074 | AGO/2025

Publicado em 02 de outubro de 2025.