Microbioma da pele: o que é e qual é a sua importância

Adolescente branca usando aparelho dental e sorrindo.

Publicado em 23 de Março de 2023

O microbioma da pele é um assunto cada vez mais relevante no campo da dermatologia e da saúde em geral. Trata-se do conjunto de microrganismos que habitam a superfície cutânea e desempenham funções importantes para a proteção e equilíbrio do organismo

Neste artigo, vamos falar sobre o que é o microbioma da pele, sua importância para a saúde e dicas para mantê-lo em equilíbrio. Confira!

O que é o microbioma da pele?

O microbioma cutâneo é um ecossistema formado por duas partes essenciais: um conjunto de micro-organismos que habitam naturalmente na pele; e as condições do ambiente no qual esses micro-organismos vivem, ou seja, a umidade, o pH e a temperatura da pele

Sim! Esses micro-organismos incluem bactérias, fungos e vírus, mas não se assuste! A maioria deles é inofensiva e até mesmo benéfica para a nossa pele, como explicaremos a seguir.

Por que o microbioma da pele é importante?

Manter o equilíbrio do microbioma da pele é muito importante para a saúde do corpo, uma vez que os micro-organismos desempenham várias funções essenciais para a regulação cutânea. Entenda algumas delas.

Proteção

Primeiramente, ele atua como uma barreira física, impedindo a entrada de agentes infecciosos na pele e no organismo. 

Além disso, o microbioma da pele é super conectado ao sistema imunológico — que é tipo o time de defesa do nosso corpo —, ajudando a manter o equilíbrio entre a resposta imune e a tolerância a micróbios que não fazem mal pra gente.  

Hidratação 

Outro ponto importantíssimo: o microbioma ajuda na hidratação da pele, permitindo que ela fique com uma aparência mais saudável

Isso acontece porque as bactérias presentes no microbioma produzem substâncias que auxiliam na retenção de água na pele, além de estimular a síntese de ceramidas, que são lipídios naturais da pele que auxiliam a mantê-la hidratada.

Controle de oleosidade e acne

Quando o microbioma da pele está desequilibrado, pode ocorrer um aumento na produção de sebo, o que obstrui os poros e leva ao desenvolvimento de acne. Além disso, esse desequilíbrio gera aumento na população de bactérias patogênicas, que também podem contribuir para o surgimento das espinhas.

Por outro lado, quando o microbioma da pele está equilibrado, as bactérias benéficas são capazes de regular a população de bactérias ruins e manter a produção de sebo sob controle, o que ajuda a prevenir a acne. Incrível, não é mesmo? 

O que altera o microbioma da pele?

O microbioma pode ser afetado por diversos fatores que podem alterar a composição e a diversidade das bactérias que habitam a pele. Por esse motivo, é importante ter conhecimento sobre cada um deles.

Uso de antibióticos

O uso de antibióticos sem a orientação de um médico pode afetar negativamente o microbioma da pele, pois esses medicamentos eliminam as bactérias ruins, mas também as boas, acarretando o desequilíbrio do microbioma e na proliferação de bactérias patogênicas.

Higiene inadequada

A utilização de sabonetes antibacterianos pode remover as bactérias benéficas da pele, algo que causa distúrbio no microbioma e reduz sua diversidade. Por isso, na hora de comprar um item de limpeza da pele, é essencial utilizar produtos que não tenham esse tipo de impacto negativo, ok?

Acne

Quando ocorre acne na pele, há um desequilíbrio na composição do microbioma, com um aumento na abundância de bactérias propionibacterium acnes e uma diminuição na diversidade de outros micróbios benéficos.

Com isso, um ponto muito importante ao procurar cuidados para a pele com acne é considerar produtos que minimizem o impacto no microbioma da pele e que promovam um equilíbrio saudável desse ecossistema. E, claro, um dermatologista deve ser consultado sempre que necessário!

Alimentação

Estudos indicam que uma dieta rica em fibras e nutrientes, como frutas, verduras, grãos integrais e gorduras saudáveis, pode aumentar a diversidade do microbioma da pele e promover uma função saudável da barreira cutânea. 

Outros fatores

É importante destacar que o microbioma da pele é único para cada indivíduo e pode ser influenciado por uma combinação de fatores, como:

  • fatores ambientais — exposição a poluentes ambientais, produtos químicos, raios UV e outras fontes de estresse oxidativo;
  • fatores genéticos;
  • mudanças hormonais — como as que ocorrem durante a puberdade

No entanto, uma dica é válida para qualquer um: além de consultar um dermatologista regularmente, é fundamental adotar hábitos saudáveis e escolher bem os itens da rotina de cuidados com a pele. Para isso, vale a pena ficar de olho em produtos que contêm derivados de probióticos que ajudam a equilibrar o microbioma.

Na parte superior, uma substância gel creme, na parte inferior, a embalagem do produto Gel Creme Microbioma Equilibrado Dermotivin Benzac Oil Control.

Como cuidar do microbioma da pele?

Agora que você já sabe o que é o microbioma da pele e qual a sua importância, está na hora de entender as recomendações da Sociedade Brasileira de Dermatologia e aplicar estes cuidados no dia a dia. 

Evite banhos muito quentes

Banho quente é uma delícia, mas pode afetar o equilíbrio do microbioma da pele, uma vez que altera a temperatura na superfície. Por isso, evite banhos muito quentes e demorados, especialmente no inverno. Prefira banhos mornos e rápidos.

Faça a limpeza da pele com sabonete não abrasivo

Como falamos anteriormente, produtos de limpeza da pele muito agressivos podem desequilibrar o microbioma. Por isso, prefira sabonetes que não irão agredir a microbiota e o pH da pele.

Se você tem pele oleosa e acneica, aqui vai uma dica especial: não deixe de conhecer o sabonete líquido de Dermotivin Benzac Oil Control, que controla a oleosidade e proporciona uma pele limpa e matificada!

Mantenha a pele hidratada

A hidratação adequada ajuda a manter a barreira cutânea saudável, o que, por sua vez, ajuda a proteger o microbioma. Por isso, não deixe de usar um bom hidratante diariamente, principalmente depois do banho.

Mas, atenção: é importante escolher um hidratante adequado ao seu tipo de pele e evitar produtos que contenham ingredientes que possam prejudicar os micro-organismos da pele, ok? 

Opte por hidratantes suaves e de alta qualidade, como o Gel Creme Hidratante Microbioma Equilibrado da linha Dermotivin Benzac Oil Control. Com tecnologia derivada de probióticos, ele promove o equilíbrio do microbioma natural enquanto preserva o pH e melhora a qualidade da pele após 28 dias de uso*. 

Consulte um dermatologista

Se você estiver com problemas de pele persistentes, é importante procurar a orientação de um dermatologista. Esse profissional pode ajudar a identificar problemas e recomendar tratamentos específicos para melhorar a saúde cutânea.

Agora que você já sabe o que é o microbioma da pele e qual é a importância de escolher bem os produtos de skincare para mantê-lo equilibrado, acesse a página do Gel Creme Hidratante Microbioma Equilibrado e conheça mais sobre seus benefícios! 

 

* Estudo de avaliação conduzido com 40 participantes.

 

BR-BZC-2300021-Março 2023