Pele oleosa: o que é e como cuidar (com rotina completa!)

Mulher branca sorrindo e segurando a embalagem da espuma de limpeza Dermotivin Oil Control.

Publicado em 20 de Abril de 2023

Ter uma pele oleosa pode ser um desafio. O excesso de oleosidade pode causar acne, brilho excessivo e até mesmo problemas de autoestima. No entanto, com os cuidados certos, é possível manter a pele saudável e bonita.

Neste artigo, vamos explorar algumas das principais dúvidas relacionadas à pele oleosa e apresentar algumas dicas para ajudar no controle da oleosidade e manter a pele saudável e equilibrada. Continue a leitura!

Quais são as características da pele oleosa?

Segundo Sistema Baumann de classificação, a pele oleosa é caracterizada pela produção excessiva de sebo pelas glândulas sebáceas. Isso leva a uma aparência brilhante e oleosa, especialmente na zona T (testa, nariz e queixo). 

Além disso, a pele oleosa tende a ter poros mais dilatados e é mais propensa à acne. No entanto, isso não significa que todas as pessoas com pele oleosa têm acne. Algumas pessoas têm apenas a pele oleosa, sem problemas de acne.

O que causa a oleosidade na pele?

A pele oleosa é causada pelo excesso de produção de sebo pelas glândulas sebáceas. Essas glândulas estão presentes em todo o corpo, mas são mais comuns no rosto, no couro cabeludo e nas costas.

O sebo é uma substância oleosa que ajuda a manter a pele hidratada e protegida. No entanto, quando as glândulas sebáceas produzem sebo em excesso, ele pode se acumular nos poros e causar acne e outros problemas de pele.

Alguns fatores que podem contribuir para a pele oleosa incluem:

  1. fatores genéticos, algumas pessoas simplesmente nascem com uma produção maior de óleo pelas glândulas sebáceas;
  2. alterações hormonais podem aumentar a produção de sebo, especialmente durante a puberdade, gravidez e menopausa;
  3. clima quente e úmido pode aumentar a produção de sebo — é por isso que, no verão, por exemplo, você pode sentir sua pele mais oleosa que em outras estações;
  4. uso de produtos inadequados para o seu tipo de pele, como aqueles muito oleosos ou agressivos, podem desregular a produção natural de óleo na pele.

 

Mulher branca sorrindo e o sabonete em barra Dermotivin Oil Control e sua embalagem.

O que fazer para controlar a oleosidade do rosto?

Enquanto a pele oleosa pode ser influenciada pela genética e outras causas fora de nosso controle, existem algumas coisas que você pode fazer para ajudar no controle da oleosidade.

Mantenha uma dieta saudável

Uma dieta rica em nutrientes pode ajudar a equilibrar a produção de óleo na pele, por isso adicione alimentos ricos em antioxidantes, como frutas e vegetais, à sua dieta.

Evite tocar em seu rosto

Para evitar a oleosidade aparente é necessário evitar o toque frequente no rosto, pois as mãos podem transferir óleo e sujeira para a pele. Para isso, prefira o uso de lenços ou de papel absorvente para remover o excesso de óleo ao longo do dia, se necessário.

Use produtos adequados para pele oleosa

De maneira contínua, é importante ter uma rotina de cuidados adequada à pele oleosa, que inclua de forma essencial limpeza, hidratação e proteção solar. Explicaremos mais sobre cada um desses passos ainda neste conteúdo, ok?

Consulte um dermatologista

Consultar um especialista no assunto pode fazer a diferença para ter uma pele saudável e de aparência agradável. Por isso, procure um dermatologista que poderá investigar a causa da oleosidade e indicar os cuidados mais adequados para a sua pele.

Como montar uma rotina de skincare para pele oleosa?

Como mencionamos anteriormente, uma rotina de skincare completa para pele oleosa deve incluir três etapas: limpeza, hidratação e proteção solar. De maneira geral, alguns ingredientes seborreguladores para ficar de olho na hora de escolher os produtos são:

  1. Mentol possui propriedades adstringentes — muito importante para a pele oleosa — e anti-inflamatórias;
  2. Extrato de Castanha da Índia (Aesculus hippocastanum) tem ação adstringente, além disso é um poderoso antioxidante;
  3. Ácido cítrico atua na estabilização do pH da pele, além de ser um agente quelante, importante para manter o poder de limpeza do produto;
  4. Niacinamida possui propriedades anti-inflamatória, sebostática e antimicrobiana, possibilitando o controle da oleosidade e melhora da aparência da pele.

Confira a seguir como organizar a rotina ideal para a sua pele oleosa.

Limpeza

A limpeza é a primeira e fundamental etapa na rotina de skincare para pele oleosa. Nesse passo, é importante escolher um sabonete facial adequado para a pele oleosa, que remove as impurezas e também proporciona controle de oleosidade

Você pode optar por uma espuma de limpeza para peles oleosas, que possui textura cremosa e é de fácil enxague. Você também pode contar com um sabonete scrub esfoliante.

Quantas vezes uma pessoa com pele oleosa deve lavar o rosto?

Uma pessoa com pele oleosa pode lavar o rosto duas vezes por dia, de manhã e à noite. 

Lavar o rosto com muita frequência pode remover os óleos naturais da pele e levar a uma produção ainda maior de óleo para compensar. 

É bom lavar o rosto com água gelada?

Lavar o rosto com água gelada pode auxiliar na redução da oleosidade da pele, pois ajuda a contrair os poros e diminuir a produção de sebo

No entanto, é importante lembrar que água muito fria pode ser prejudicial para a pele e causar ressecamento. O ideal é lavar o rosto com água morna e, em seguida, enxaguar com água fria para fechar os poros.

Hidratação

Mesmo que a pele oleosa produza mais óleo naturalmente, ela ainda precisa de hidratação adequada. Na verdade, a falta de hidratação pode fazer com que a pele produza ainda mais óleo para compensar, ou seja, o efeito rebote da oleosidade.

Por isso, nada de pular a hidratação da sua rotina de cuidados com a pele! A dica importante aqui é escolher produtos leves, matificantes e não comedogênicos, para evitar o acúmulo de óleo e a obstrução dos poros.

Proteção solar

Quando a pele é exposta ao sol sem proteção adequada, ocorre uma redução na umidade cutânea, o que pode levar a uma produção excessiva de óleo para compensar a falta de hidratação. 

Além disso, a exposição prolongada ao sol sem proteção pode aumentar as chances de surgimento de doenças de pele e outros dados, como rugas, manchas e envelhecimento precoce.

Portanto, é recomendável o uso de um protetor solar com FPS adequado para a sua pele e reaplicá-lo regularmente, especialmente em dias ensolarados ou quando estiver exposto ao sol por períodos prolongados.

Neste conteúdo, discutimos o que é pele oleosa, quais são as suas características e como montar uma rotina completa para deixá-la saudável e radiante. Gostou das nossas dicas? Então não deixe de seguir @Dermotivin nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades e dicas de skincare. Siga-nos no Instagram, Facebook, YouTube, TikTok e Pinterest.

 

BR-DMT-2300042