Como evitar espinhas no rosto: dicas de cuidados com a pele acneica

Rosto de um adolescente com espinhas no queixo e nas bochechas

Publicado em 18 de Outubro de 2023

 

Seja na adolescência, quando as mudanças hormonais são frequentes, ou em fases posteriores, as espinhas no rosto podem surgir e causar desconforto. 

A boa notícia é que, com a abordagem certa, é possível evitar e tratar a acne de forma eficaz! 

Neste artigo, apresentaremos dicas valiosas sobre como evitar espinhas no rosto. Siga a leitura!

 

Como evitar espinhas no rosto?

O acúmulo de sebo e células mortas na superfície da pele aumenta a probabilidade de desenvolver acne, a condição cutânea mais comum que afeta a maioria das pessoas em algum momento da vida, principalmente durante a adolescência. 

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) [1], a prevenção da acne começa com a limpeza correta da pele, utilizando um sabonete ou espuma especialmente formulados para pele acneica ou oleosa. 

No entanto, não é recomendada a limpeza agressiva, pois isso pode prejudicar a saúde da pele, causando irritação e até mesmo agravando as lesões existentes [1]

Também é aconselhável evitar o uso de maquiagem que contém óleo em sua composição ou que obstrua os poros [1].

Ainda segundo a SBD [1], a pele com tendência acneica está ligada a um componente genético e não está diretamente relacionada à alimentação. Portanto, não é necessário adotar dietas restritivas para o tratamento ou prevenção da acne.

 

Depois que surgem, o que fazer para acabar com as espinhas no rosto?

Para cuidar da acne, você pode seguir algumas medidas que ajudarão a acelerar a desinflamação e reduzir o risco de cicatrizes mais graves.

  1. Não esprema! Evite “cutucar” as espinhas, pois isso pode piorar a inflamação, causar cicatrizes e espalhar bactérias.
  2. Mantenha as mãos longe do rosto, não toque na área afetada, pois suas mãos podem transferir sujeira e bactérias.
  3. Use protetor solar, pois a exposição ao sol pode escurecer as manchas de acne e causar danos à pele — portanto, use protetor solar adequado para o seu tipo de pele.
  4. Consulte um dermatologista — esse é o profissional que pode entender o seu quadro de acne, as necessidades da sua pele e indicar o melhor tratamento para as espinhas no rosto (e em outras partes do corpo também!). 

 

Tomar sol evita ou ajuda a secar as espinhas?

Embora a exposição ao sol possa inicialmente melhorar a aparência da pele com acne, esse efeito é temporário, e a exposição excessiva ao sol pode piorar o quadro [2]

Em um primeiro momento, a exposição ao sol pode acelerar a secagem das lesões, mas o excesso de suor e o uso de protetores solares oleosos ou oclusivos (ou seja, com agentes que criam uma barreira física na superfície da pele) podem agravar o problema.

As pessoas com acne, assim como indivíduos com outros tipos de pele, devem se expor ao sol de forma cuidadosa, seguindo as orientações de um dermatologista.

 

Adolescente branco com toalha de praia dobrada em um ombro, óculos de natação no pescoço e creme no rosto.

 

É verdade que gelo seca espinha?

Muitas pessoas aplicam gelo nas espinhas como forma de diminuir o inchaço causado pela inflamação, mas essa não é uma solução definitiva para eliminá-las. 

Essa ação não trata a causa da acne, como o excesso de produção de óleo ou as alterações hormonais. 

Além disso, o gelo pode provocar vermelhidão, ressecamento ou, até mesmo, queimadura de frio, se for usado em excesso ou aplicado diretamente sobre a pele sem uma barreira.

Por isso, essa prática popular não é recomendada para cuidar da pele com espinhas.

 

A importância do acompanhamento com dermatologista

Na adolescência, a acne está relacionada ao aumento da oleosidade da pele e às alterações hormonais típicas da puberdade. Além da presença de bactérias na pele, que também desempenham um papel nesse processo [2].

Existem diversos caminhos disponíveis para lidar com espinhas durante a adolescência, e a escolha do tratamento mais adequado depende da avaliação médica, levando em consideração as especificidades do caso. 

 

Como cuidar da pele muito oleosa e com tendência acneica?

Para quem tem pele muito oleosa, uma rotina de cuidados é fundamental para evitar ou cuidar das espinhas. 

O ponto principal é utilizar produtos adequados para esse tipo de pele [1]

Nesse sentido, é interessante incorporar itens que irão ajudar a controlar a oleosidade em todas as etapas do processo de skincare.

  1. Limpeza: sabonete líquido Benzac Oil Control com ação refrescante, que proporciona uma pele limpa e reduz a oleosidade;
  2. Hidratação: hidratante matificante Benzac Oil Control (com efeito mate!) ou o gel hidratante Microbioma Equilibrado Benzac Oil Control (que promova o equilíbrio do microbioma da pele);
  3. Tratamento: conforme orientação do seu dermatologista, você pode aplicar um produto com ingredientes que atuam na acne, como o gel antiacne com peróxido de benzoíla Benzac*;
  4. Proteção solar: o uso do protetor solar durante o dia é indispensável (sim, mesmo se o céu estiver nublado, afinal, a exposição pode acontecer em qualquer momento) [3].

Além disso, lembre-se de ter consistência! Muitas vezes, pode parecer chato ter que realizar esses passos todos os dias, mas o cuidado é essencial para uma pele mais saudável.

Com a rotina adequada, é possível ter controle da pele muito oleosa e evitar as espinhas.

Quer entender mais sobre os cuidados com a pele acneica? Leia nosso conteúdo sobre peróxido de benzoíla e entenda como ele atua no controle da acne!

 


* A linha DERMOTIVIN BENZAC é composta também pelos géis de tratamento antiacne DERMOTIVIN BENZAC 5% e DERMOTIVIN BENZAC 10%, que possuem as seguintes minibulas:

DERMOTIVIN BENZAC 5% (peróxido de benzoíla) é indicado para o tratamento da acne. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. DERMOTIVIN® 5% É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE O MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA (Rotulagem). MEDICAMENTO NOTIFICADO conforme RDC n° 576/2021.

DERMOTIVIN BENZAC 10% (peróxido de benzoíla) é indicado para o tratamento da acne. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. DERMOTIVIN® 10% É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE O MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA (Rotulagem). MEDICAMENTO NOTIFICADO conforme RDC n° 576/2021.

 


[1] Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). (2022). Acne. SBD. https://www.sbd.org.br/doencas/acne/ 

[2] Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Departamento Científico de Dermatologia. (2022). Acne na Adolescência. Pediatria para Famílias. https://www.sbp.com.br/especiais/pediatria-para-familias/medicina-do-adolescente/acne-na-adolescencia/ 

[3] Redação Jornal da USP. (2022). Uso de protetor solar é essencial mesmo em dias nublados. Jornal da USP. https://jornal.usp.br/?p=485863 

BR-BZC-2300079 | Setembro 2023