Pele ressecada no inverno: confira 6 dicas para evitá-la

Mulher branca sorrindo e segurando o sabonete líquido Dermotivin Soft para pele ressecada no inverno.

Atualizado em 25 de Maio de 2023

A pele é o maior órgão do corpo humano e, assim como todo o nosso organismo, ela também precisa de cuidados especiais para se manter saudável, o que pode mudar de acordo com a época do ano. 

Durante o inverno, com a baixa umidade e as temperaturas frias, pode ocorrer a diminuição na função de barreira da pele e uma maior suscetibilidade ao estresse mecânico, ou seja, o desgaste cutâneo causado pelos movimentos 1.

Isso ocasiona o ressecamento da pele, a região fica opaca, áspera e, até mesmo, descamativa. 

Para evitar esses problemas, separamos algumas dicas de skincare para manter a sua pele hidratada e saudável durante a estação mais fria do ano. Confira a seguir!

Mantenha seu corpo hidratado

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a hidratação é fundamental para manter a pele saudável em qualquer época do ano, mas durante o inverno é preciso redobrar a atenção.

Portanto, é recomendado beber bastante água ao longo do dia

Uma dica especial é: tenha uma garrafa com a capacidade total equivalente a sua meta de ingestão diária.

Por exemplo, se a recomendação do seu médico é a ingestão de 3 litros de água por dia, tenha uma garrafa com esse volume.

Dessa forma, você pode visualizar melhor a quantidade de água ingerida e manter a hidratação no ponto certo!

Inclua uma alimentação saudável na rotina

A saúde da pele não depende apenas dos cuidados externos, mas também da alimentação.

Durante o inverno, é comum aumentar o consumo de alimentos mais calóricos e menos nutritivos, o que pode prejudicar a saúde da pele. 

Por isso, é recomendado incluir alimentos ricos em vitaminas A, C e E, que ajudam a manter a pele saudável e hidratada 2.

Alguns exemplos de alimentos que podem ser incluídos na dieta são: frutas, verduras, legumes e oleaginosas.

Utilize sabonete facial suave

A limpeza é um passo fundamental em qualquer rotina de skincare, mas, especialmente durante o inverno, é preciso ter cuidado com o tipo de produto que você utiliza. 

É recomendado optar por um sabonete líquido suave ou uma espuma de limpeza que proporcione uma aplicação mais gentil.

Fale com seu dermatologista e procure uma fórmula de alta tolerância, que poderá limpar a pele sem irritá-la 3

Nesse sentido, você pode contar com a linha Dermotivin Soft, especializada no cuidado com a pele seca ou sensibilizada, limpando a pele sem irritar.

Os sabonetes faciais estão disponíveis nas versões de sabonete líquido, sabonete em barra e espuma de limpeza. Vale a pena conhecer!

Evite banhos muito quentes

Um banho quente pode ser uma delícia durante o inverno, mas ele pode ser um grande vilão da saúde da pele.

Isso porque a água quente retira a camada protetora da pele e favorece a perda de hidratação, deixando-a ainda mais ressecada. 

Segundo a SBD, para evitar esse problema, é recomendado tomar banhos mornos e rápidos e evitar o uso de buchas ou esponjas, que podem agredir a pele.

Consulte um dermatologista

Por último, mas não menos importante, é fundamental consultar um dermatologista para avaliar o estado da sua pele e receber orientações personalizadas para cuidar dela durante o inverno. 

Um profissional especializado poderá indicar os melhores produtos e tratamentos para a sua pele e evitar problemas como ressecamento, rachaduras e até mesmo doenças de pele.

Em resumo, a pele ressecada é um problema comum durante o inverno, mas é possível preveni-la com alguns cuidados simples de skincare.

Com essas ações, você pode garantir uma pele mais hidratada e saudável durante a estação mais fria do ano.

Gostou das nossas dicas para pele ressecada durante o inverno? Siga as redes sociais de Dermotivin e não perca nenhuma novidade do mundo do skincare!

Estamos no Instagram, Facebook, TikTok, Youtube e Pinterest.

 

1 Engebretsen, K.A., Johansen, J.D., Kezic, S., Linneberg, A. and Thyssen, J.P. (2016), The effect of environmental humidity and temperature on skin barrier function and dermatitis. J Eur Acad Dermatol Venereol, 30: 223-249. https://doi.org/10.1111/jdv.13301 

2 Puścion-Jakubik, A., Markiewicz-Żukowska, R., Naliwajko, S. K., Gromkowska-Kępka, K. J., Moskwa, J., Grabia, M., Mielech, A., Bielecka, J., Karpińska, E., Mielcarek, K., Nowakowski, P., & Socha, K. (2021). Intake of Antioxidant Vitamins and Minerals in Relation to Body Composition, Skin Hydration and Lubrication in Young Women. Antioxidants (Basel, Switzerland), 10(7), 1110. https://doi.org/10.3390/antiox10071110 

3 Ananthapadmanabhan, K. P., Subramanyan, K., & Rattinger, G. B. (2002). Moisturizing cleansers. In Skin Moisturization (pp. 429-456). CRC Press. 

4 American Academy of Dermatology Association. (2018). Safely exfoliate at home. https://www.aad.org/public/everyday-care/skin-care-secrets/routine/safely-exfoliate-at-home 

 

BR-DMT-2300064 | Maio 2023